Pesquisar neste blog sobre...

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Receita do Dia - Quibe Cru... Por Lembrança da Gisa...

Pessoal, desculpe a falha grosseira... A querida Gisa me alertou (via Twitter) que eu esqueci de dar a receita do quibe cru, kkk e é verdade eu fui direto na montagem do quibe assado, mas como já temos os ingredientes fica fácil de preparar...

Ingredientes:

Quibe Cru

500g de carne moída de 1ª (alcaltra sempre);
250g de farinha para quibe (sempre 50% da quantidade de carne);
1 cebola pequena;
1 ramo de hortelã (sem hortelã não fica bom, não adianta);
1 colher (sopa) de Zattar ou Za'atar (tempero pronto árabe, também sem ele, não fica mesma coisa);
Suco de 1/2 limão;
1 colher (sopa) rasa de Sal (para ficar rasa, passe o dedo na linha da colher tirando o excesso).
Azeite de Oliva à vontade.


Preparo: Deixe a farinha para quibe de molho em 2 litros de água por umas 4 horas, ou até ela dobrar seu tamanho. Pique (ou rale) a cebola e as folhas de hortelã. Retire toda a água da farinha, apertando numa peneira fina ou num pano limpo. Coloque a farinha seca numa travessa alta, acrescente a carne, a cebola ralada (picada), a hortelã, o zattar, o suco de limão e o sal. Com as mãos bem limpas ou usando luvas plásticas para alimento esmague tudo por uns 15 minutos até ficar bem homogêneo. Acrescente o azeite de oliva e misture mais um pouco. Coloque num refratário, aperte bem, regue com azeite de oliva, decore com folhas de hortelã e leve à geladeira para descansar. 

Sirva com pão sírio (comprado na panificadora) ou pão francês mesmo. Compre um iogurte natural de consistência firme para acompanhar ou se conseguir na sua cidade (pois aqui não tem) a coalhada seca.
Existem alguns itens que ajudam a melhorar o sabor, como por exemplo um molho pronto de Tahine (pasta de gergelim, suco de limão e alho).

Você pode acompanhar também com Homus, que é um creme de Grão de Bico com o Tahine.  

Bom apetite! E valeu Gisa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário