Pesquisar neste blog sobre...

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

E aproveitando o post da Salsicha... Veja que legal...

Como calcular o volume de matéria prima de uma salsicha? Uma questão prática e fácil d resolver usando algumas essências da matemática:

1º. Temos que observar que o formato da vina (para economizar digitação da palavra salsicha) é um cilindro com semi-esferas (com hífen porque é o prefixo semi seguido de vogal) nas pontas, correto?

2º. Mas se cortarmos as pontas, próximo da curvatura das pontas, obtemos um cilindro e duas semi-esferas = esfera. Logo, só precismos calcular o volume do cilindro e o volume da esfera, que é claro todo mundo sabe fazer!


3º. Coletando os dados: pegamos uma fita métrica e medimos o comprimento da vina = h = altura do cilindro, o seu diâmentro D = 2.r ou D/2 = r (r = raio), e o comprimento de sua circunferência = C = grossura da vina.

4º. Calculando: Volume do Cilindro = área da base (área da circunferência) x altura = b.h = π.r².h, temos o valor do volume do cilindro. Volume da Esfera = 4/3.π.r³. 
Daí, apenas somamos um com o outro VC + CE = Volume da Vina e pronto, temos a quantidade "aproximada" do volume da mistura existente numa vina, ok! [ ]s!

2 comentários: