Pesquisar neste blog sobre...

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Curiosidade Culinária...

Sabe quando você se depara com um livro que aparentemente você acha que é "chato", começa a ler e ele te prende de um jeito. É isso que aconteceu com o livro "Um Cientista na Cozinha" (Hervé This -Editora Ática) onde ele comenta sobre a culinária e a química dos alimentos. Uma leitura leve mesmo para quem não entende de química, mas desmitificando fatos curiosos referente ao dia-a-dia da culinária e seus "porquês", da mesma forma que eu trato a matemática. Por exemplo, foi no livro que descobri que não sou um gourmet e sim um gourmand - gourmet é um apreciador de vinhos e gourmand quem ama uma boa culinária. Outra curiosidade que aprendi é que na carne o que dá o sabor é a gordura, ahhh mais isso todo mundo sabe! 
Eu não! Eu sabia que a gordura amaciava a carne, uma costela bovina para ficar macia , deve ter meio dela uma boa camada de gordura, mas que o sabor era específico da gordura (???). É sim, Hervé diz que se você fritar um medalhão de mignon em gordura de carneiro, quem experimentar dirá, sem sombra de dúvida, que estará comendo carneiro! Mais uma curiosidade que nunca me veio a mente foi a respeito daquele "aroma"  maravilhoso que sentimos quando nos aproximamos de uma churrascaria (ou churrasco da família do fim de semana). Dizemos... Nossa que carne mais cheirosa! Nada, é a gordura da carne, carne sem gordura não tem aroma a não ser pelos temperos!
Então, para começar a destrinchar o livro, aí vai um desafio que ele propõe:

TEMPERO OU AROMA?

Responda nos comentários, dos itens abaixo, o que você acha que é tempero ou aroma? Quem acertar mais terá direito a um jantar interamente "de grátis" aqui em casa e o cardápio a seu critério. Marque (T), (A) OU (TA) se achar que é ambos.

CANELA (    ), GERGERLIM (   ), AGRIÃO (   ), RABANETE (   ), ALHO (   ), COENTRO (    ), COMINHO (    ), CEBOLA (    ), ORÉGANO (    ), GENGIBRE (    ), MEL (    ), VINAGRE (    ), NOZ-MOSCADA (    ), AZEITONAS (    ).

Dica: Os temperos trazem uma ponta de malícia para os pratos; os aromas tem por objetivo reavivar as lembranças de infância, de algum fato marcante, de momentos felizes.

Desta forma, com o tempo eu vou postando outras informações interessantes do livro. Resposta...

3 comentários:

  1. CANELA (TA), GERGERLIM (T), AGRIÃO(T), RABANETE(A), ALHO (T), COENTRO(A),COMINHO(T), CEBOLA (T), ORÉGANO (A), GENGIBRE (A),MEL(A), VINAGRE (T), NOZ-MOSCADA(T),AZEITONAS(T).


    Ah, isso é mais difícil que cálculo. Nunca usei Gergelim para cozinhar.
    Quero saber as respostas. ^^

    ResponderExcluir
  2. Hehehe é verdade, eu também não sabia, mas assim, lembra o que tá escrito um pouco acima... "Os temperos trazem uma ponta de malícia para os pratos; os aromas tem por objetivo reavivar as lembranças de infância, de algum fato marcante, de momentos felizes.", netão vc acertou alguns e errou outros, a Cebola e o alho são (TA), o rabanete por incrível q parece é (T), o cominho tb, apesar de ser conhecido ocmo tempero, mas é inconfundível qdo vc chega em Morretes e já conhece o aroma de... de... isso mesmo Barreado! Mas, tá na vez do jantar kkk bjooo

    ResponderExcluir
  3. Ah sobre o gergelim, compre um pouco e na hora de grelhar um peito de frago, passe-o no gergelim, hummm é muito bom!

    ResponderExcluir