Pesquisar neste blog sobre...

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Receita do Dia - Esfira/Esfiha com Probabilidade

(ENEM - Prof. Marcos 2010) Você está à mesa, tomando seu lanche com deliciosas esfiras, as quais estão numa travessa cobertas por um pano seco para não ficarem duras. Na travessa se encontram 12 esfiras de carne, 8 esfiras de queijo e 6 esfiras de vegetais. Qual a probabilidade de você pegar uma esfira de queijo, depois uma de carne e em seguida uma de vegetais, nesta ordem, sem reposição?

Então você entendeu, hoje a receita é Esfira com Probabilidade! Lembrando que probabilidade para muitos é o "bicho" da matemática, mas não precisa de muito esforço não, tem que enteder o seu princípio, depois fica fácil o raciocínio. A probabilidade nada mais é que uma fração, isto é, uma razão onde o numerador indica a quantidade da amostra, representada por n(A) - número da amostra, e no denominador o espaço amostral, representado por n(S), assim P(A) = n(A)/n(S), lê-se a probabilidade do evento A acontecer é a amostra de A sobre o espaço amostral S. Logo, se observarmos individualmente notamos que a amostra de esfira de carne é 12, a de queijo 8 e a de vegetais 6, nosso espaço amostral é S = 12 + 8 + 6 = 26. Se apenas me interessar a probabilidade de pegar apenas uma esfira de carne, o resultado seria P(Esf_CAr) = n(Esf_Car)/N(S) = 12 / 26 = 6/13, ou em porcentagem  0,46 ou 46% de chance do evento acontecer. Para a de queijo, teríamos P(Esf_Quei) = n(Esf_Quei)/n(S) = 8/26 = 4/13 ou  31% de chance do evento acontecer. Por último temos a de vegetais, teríamos P(A) = 6/26 = 3/13 ou 23%, observe P = 46% + 31% + 23% = 100% ou P = 6/13 + 4/13 + 3/13 = 13/13 = 1, isto é, a probabilidade de um evento acontecer é 1 ou 100%. Mas tudo isso foi individualmente, o que nós queremos é pegar uma de queijo, depois uma de carne e por fim uma de vegetais, como resolver? 

P(EsfQ;EsfC;EsfV) = 8/26 . 12/25 . 6/24 = 4/13 . 1/25 . 1/2 = 4/650 = 0,006 ou 0,6% isto é, não chega a 1% de chance de acontecer este evento! Observe que o espaço amostral diminui, pois, retiramos uma esfira de cada vez, então o espaço será menor em cada retirada.

Algumas explicações... o produto diz respeito ao fato de lermos da seguinte forma: a probabilidade da 1ª ser de queijo E a 2ª de carne E a 3ª vegetais, isto indica intersecção, logo produto, caso tivéssemos falando de OU isso OU aquilo é união, seria soma!
Ei, vamos à receita???
 
Massa: 

30g de fermento biológico
1 colher (sopa) de açúcar refinado (15 g)
1 colher (sopa) de sal (20 g).
375 ml de água morna.
250 ml de azeite de oliva.
750 g de farinha de trigo.

Modo de Preparo: Em uma tigela grande dissolva o fermento com o açúcar. Junte os demais ingredientes e agregue a farinha de trigo, aos poucos, até obter uma massa ainda bem grudenta. Distribua a massa sobre a bancada e rasgue-a com a palma da mão em movimentos de vai-e-vem até que a mesma esteja lisa e brilhante. Por último enxugue a umidade da massa com um pouco mais de farinha de trigo e sove-a delicadamente até que esteja lisa e muito macia. Em seguida divida a massa em porções iguais, boleie cada porção e inicie a montagem da esfihas, dando o formato de triângulo. Distribua as esfihas montadas sobre chapas de alumínio sem untar, deixe crescer até dobrar de volume e asse-as em forno pré-aquecido à 200ºC até que estejam douradas. 

Recheio de Carne: 

500g de carne moída sem gordura (alcatra/moer duas vezes).
3 tomates com a pele, sem sementes e bem picados.
1 cebola grande bem picada (150g).
1 colher (sopa) de Tahine (pasta de gergelim).
1 colher (chá) de manteiga.
½ colher (sopa) de sal.
¼ xícara (chá) de suco de limão espremido e coado (60 ml).
1 colher (chá) de pimenta Síria.
1 colher (sobremesa) rasa de Zattar.

Modo de Preparo: Em uma tigela grande coloque todos os ingredientes e amasse com as mãos até ficar homogêneo. Deixe a carne marinar no tempero por 30/45 minutos. Empregue na montagem das esfihas. 

Recheio de Vegetais (esfiha aberta/fechada): 

1 maço grande de folhas de escarola/rúcula/almeirão lavadas e picadas.
2 tomates grandes com a pele, sem sementes e bem picados.
1 cebola grande bem picada (150g).
2 dentes de alho socados.
1 colher (sobremesa) de Tahine.
30ml de suco de limão espremido e coado na hora.
Sal, pimenta Síria e Zattar a gosto.

Modo de Preparo: Em uma tigela grande coloque todos os ingredientes, tempere a gosto e envolva bem. Deixe macerar por 30 minutos, escorra em uma peneira grande, esprema bem e empregue no preparo das esfihas. 

Recheio de Queijos:

 
400g de ricota fresca passada pela peneira.
200g de coalhada seca ou cream cheese.
200g de requeijão cremoso tradicional (de bisnaga).
Sal, pimenta branca e temperos a gosto.
2 colheres (sopa) de cebolinha verde bem picada.

Modo de Preparo: Em uma tigela misture os ingredientes, tempere e empregue.

Bom apetite!! Ah, qual a probabilidade de você adorar esta receita??? É de 100%

2 comentários:

  1. Eita...

    Você é sócio de algum SPA???

    Se eu for fazer e comer tudo o que você coloca aqui, ai meu Deus...

    Estou firme de segunda a sexta na academia, pois quero correr uma maratona. tem uma dia 21 de novembro aqui em Ctba, vamos???

    Adoro as suas receitas, continue assim...

    Marcia K.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado querida amiga, olha se tiver poso em algum lugar é capaz que eu vá sim hehehe!!! Bjoks e continue se deliciando, ah mande as suas tb que eu posto, ok!

    ResponderExcluir