Pesquisar neste blog sobre...

domingo, 18 de julho de 2010

Receita do Dia - Torta de Banana "Minha"

Eu sou fã dessa receita. Adoro tudo que vai banana, no "ótimo sentido". Então para quem gosta de torta de banana, "banana no kuke é bom" (nossa essa é infame), bolo de banana, etc, esta receita é fabulosa, macia, fácil e principalmente não vai fermento; sim, sem fermento e cresce um monte. Tem que ter um pouco de paciência e fazer com muita calma, é daquelas receitas que exigem carinho no que faz, então vamos ao que interessa...

Ingredientes:

250g de farinha de trigo.
250g de margarina ou manteiga (já sabem...).
6 gemas.
350g de açúcar.
10 bananas (qualquer tipo, a seu critério).

Observaram que não vai nada de líquido, nem leite, nem água.

Preparo:

Com a metade do açúcar prepare uma calda caramelizada no fundo da forma, é bem simples, derrame o açúcar na forma e leve à boca do fogão, mexendo sempre, vai começar a virar calda e começar a pegar cor, vai espalhando no fundo, tome cuidado para não deixar queimar, quando estiver pronto retire do fogo, vai endurecer, não se preocupe é assim mesmo. Corte 7 bananas no sentido do comprimento e forre a forma sobre o caramelo, reserve. Numa batedeira, bata o restante do açúcar com a margarina/manteiga até formar um creme bem claro, paciência quanto mais batido melhor. Acrescente as gemas, uma a uma, batendo sempre, depois a farinha aos poucos, sempre batendo. Quanto estiver bem misturado, corte as 3 bananas restantes em rodelas e acrescente na massa, misturando suavemente. Despeja na forma e levar ao forno pré-aquecido à 180ºC por 50 minutos. Desenforme ainda quente para ficar com o caramelo para cima. Sirva com um pouco de nata e chá.

2 comentários:

  1. Olá Prof, mto legal o seu blog.
    Assim como vc, eu tb gosto de lecionar e cozinhar. Apesar de só cozinhar em casa para meu marido (que é mto bom de boca.. rsrs) acho que levo jeito para a coisa.. :-)) Parabéns pelo blog.
    Abraços!
    Juliana (http://professoraju-mat.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  2. Oi Prof, claro que pode colocar o link sim.
    Farei o mesmo. Abraços! Td de bom.

    ResponderExcluir