Pesquisar neste blog sobre...

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Receita do Dia - Escondidinho

Olá pessoal, depois de uma temporada de estado "debilitadório" por causa da matemática, voltamos a ativa e voltei com uma vontade grande de comer escondidinho, outro prato bacan para você impressionar sua(eu) gata(o). 
Se vocês notaram eu não coloquei do que é o escondidinho, porque hoje é fácil mudar a receita, então o recheio escondido fica a seu critério, até um vegetariano está para aparecer, eu não vi ainda, mas no final eu invento algo. Existe dois tipos de cobertura, de mandioca (tradicional) e de batata (opcional) para quem não gosta muito de Mani - Oca, por falar nisso, você sabem a origem da palavra "Mandioca"? Em homenagem a Duda e a Amalia, filha e esposa respectivamente, conto com prazer: "Existia a muitos anos atrás uma tribo (já extinta, no Brasil, já era!!!)  na Amazônia onde morava uma linda menina chamada Mani. Mani era muito querida na tribo e filha do Pajé Tronco Largo (ai ai, não me perguntem porquê!). A Mani estava sendo preterida pelo belo índio Curumangá, mas suas chances foram frustadas quando meio a um passeio, Mani foi atacada por um onça e Curumangá não conseguiu ajudá-la. Seu pai, o Pajé, mandou que seu corpo fosse enterrado na Oca central da tribo, em homenagem a sua beleza e coragem. Com o tempo surgiu um planta exatamente no centro de onde a Mani foi enterrada, quando vista todos gritavam - Mani Oca, Mani Oca, então extraíram a raiz da planta e viram que possuía uma casca na cor da pele da tribo e por dentro era alva como a alma da Mani, para não perder tempo, saborearam a bela raiz em homenagem aos Deuses e foi denominada como ManiOca, para nós - Mandioca". Viu, matemática também é cultura.
Voltando...
Então, caso não queira fazer com ManiOca, para não ficar com a consciência pesada de estar comendo uma bela índia (putz que trocadilho feio) pode ser feito com batata. Vou dar as duas receitas aqui e vários recheios.

Ingredientes:

Parte de Cima (cobertura):
500 g de mandioca descascada ou 500 g de batata, só isso nada mais.

Parte de baixo (recheio) :
De carne seca:
500g de carne seca (charque) ou carne de sol, se você achar na sua cidade, dessalgada e fervida.
De Frango:
500 g de peito de frango sem pele e sem osso.
De Bacalhau:
500 g de Bacalhau dessalgado e fervido.
Vegetariano:
Beringela, Abobrinha, Cenoura, Alho-Poró, Acelga, etc.

Outros:
500 ml de leite.
100 g de manteiga.
Azeite de Oliva.
Azeitonas.
Requeijão Cremoso, não o de "pote" e sim o de "pacote".
1 Cebola pequena.
Sal, pimenta, cheiro verde.

Preparo:

O preparo diz respeito somente a fazer o purê de mandioca ou de batata, cozinhe a mandioca em panela de pressão por uns 30 minutos em fogo baixo, depois de levantar fervura ou as batatas por 50 minutos em panela normal (descasque as batatas antes, cozinha mais rápido, mas se você sabe descascar no estilo "japa" pode sem com casca mesmo). Esmague com um garfo ou use um espremedor, a mandioca cansa um pouco mais, mas queima calorias então enfia o garfo. Coloque a manteiga numa panela, acrescente o massa esmagada, misture, acrescente sal, pimenta e o leite, deixe ferver até formar o purê, reserve (isto para o de mandioca e o de batata, purê básico).
Para os recheios, depois de dessalgar a carne ou bacalhau, desfie-os, coloque numa panela azeite de oliva , frite a cebola, a azeitona e acrescente a carne seca ou o bacalhau, frite-os. Tempere com o cheiro verde, pimenta e cuidado com o sal. Se for o frango, pique em cubinhos, acrescente depois da cebola e da azeitona e tempere. Para os vegetais, pique-os e cozinhe rapidamente em água fervente. Coloque azeite de oliva numa panela e frite-os temperando normalmente.

Montagem: Num refratário, unte com azeite de oliva, espalhe no fundo o recheio, cubra com um pouco de requeijão cremoso, em seguida coloque o purê e por cima termine com mais requeijão cremoso. 

Asse em forno pré-aquecido 200ºC. Sirva com um belo frizante baratinho, o Lunar de Bento Gonçalves custa R$ 9,00 e bem gelado é uma delícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário