Pesquisar neste blog sobre...

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Receita do Dia - Charuto

Olha, esta receita foi a querida Nona Laurentina Laudelina Lorentina que me ensinou a fazer, foi ela que me agarrou pela barriga para sua neta, porque na primeira visita a sua casa em Irati, no café da tarde ela serviu charuto para comermos junto com um cafezinho maravilhoso, então em sua homenagem Nona, aí vai... Ah eu prefiro a feita de couve tá, eu sei que tem os que preferem com repolho ou os de folha de parreira (que também é muito bom) mas...

Ingredientes:

500 g de carne moída de 1ª, peça para moer o alcatra duas vezes.
1 xícara de arroz.
15 folhas de couve.
2 Cebolas.
Sal, pimenta, Zattar (tempero sírio) se não tiver, rale um pouco de canela e cravo, também fica bom.
Folhas de Hortelã.
4 tomates.
500 g (1 cx.) de Molho de Tomate.
Azeite de Oliva. 
 
Preparo: 

Corte uma cebola em cubinhos pequenos ou rale-a, tempere a carne moída com o sal, pimenta , o zattar e a hortelã, acrescente a cebola e o arroz. Com a mãos (limpas e higienizadas) esmague bem a carne para que os temperos e o arroz se fundam  (fundam, hein) bem, reserve. Lave bem as folhas de couve, deixe-as de molho em água com uma colher de vinagre para higienizar bem. 
Para enrolar os charutos: tire o talho da folha de couve, com uma colher pegue uma porção generosa de carne e coloque na ponta do charuto. Dobre as laterais para dentro do charuto e comece a enrolar, prenda bem no final, ah por favor não coloque palito, acho horrível isto. É só firmar bem e prender na panela que ele não desmancha, dica da Nona. Reserve os charutos.
Corte a outra cebola e os tomates, coloque o azeite de oliva numa panela alta, frite a cebola, o tomate. Vá arrumando os charutos na panela, apertando uns contra os outros, para que não abram. Acrescente o molho de tomate e água quente até cobrir. Tampe e cozinhe por 40 minutos em fogo baixo, acrescentando água se caso secar um pouco.
Sirva acompanhado de um molho de iorgute que já passei a receita anteriormente, ou caso consiga comprar coalhada seca ou ainda pode ser uma nata de boa qualidade. Para beber, o que você achar conveniente e o que a sede desejar. Beijos e abraços!!! Bom apetite.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário