Pesquisar neste blog sobre...

domingo, 25 de julho de 2010

Receita do Dia - Arroz com Frango na Panela de Pressão

Se você é daqueles(as) que tem problemas sérios com o preparo do arroz agulhinha, parboilizado ou integral, "seus problemas se acabaram-se", porque este arroz de panela de pressão não tem como errar. Já falei sobre as diferenças dos tipos de arroz, porque ele um é chamado de parboilizado e as diferenças entre preços e suas calorias no post do dia 17 de maio, só dar uma olhadinha lá. Mas relembrando, o arroz agulhinha (branco) é fácil de fazer sim e não precisa daqueles segredos (uma colher de vinagre, ou Knorr Meu Arroz) e sim de prática, uma xícara de arroz branco, um pouco de azeite, 3 medidas de água fervente, sal, cozinha em fogo baixo com meia tampa, quando estiver quase seco tampa e desliga o fogo, pronto não fica "papa" nem "unidos venceremos". Eu sou um "arrozólotra" inveterado, amo arroz, qualquer tipo, qualquer sabor, só não me venha com alho no arroz isso é malvadeza. Então nem preciso dizer que este prato reune tudo para uma bela refeição, arroz, frango  e  alguns legumes. Vamos a ele...

Ingredientes:

1 kg de frango cortado em pedaços (peito, coxa e sobrecoxa).
1 dente de alho picado.
1/4 de xícara de vinagre - fração assunto importantíssimo da matemática, vivemos em meio a razões e proporções.
2 folhas de louro.
Sal, pimenta a gosto.
4 colheres de sopa de azeite de oliva.
1 cebola grande picada.
2 cubos de caldo de galinha esfarelados, ou em pó, ou ainda em potinho (novidade).
1 colher de chá de açafrão (pó amarelo que dá um sabor fabuloso, só tome cuidado com a quantidade, mas se não tiver não tem problema).
2 xícaras de arroz agulhinha.
1 pimentão vermelho cortado em cubinhos, sem a parte branca das ranhuras internas.
1 cenoura grande cortada em cubos.
1 "mão" de vagem cortadas em três partes.
1 lata de milho verde sem o líquido.
3 1/2 xícaras de água quente.
50g de queijo parmesão ralado.
Salsinha fresca para decorar.

Preparo:

Tempere o frango com  o vinagre, sal e pimenta. Deixe descansar na geladeira por meia hora.
Coloque o azeite de oliva na panela de pressão, refogue primeiro a cebola até dourar, depois o alho, em seguida o frango deixando bem dourado. Coloque o caldo, o arroz, o açafrão,  o pimentão, a cenoura, o milho e a vagem, misture bem, deixando fritar um pouco todos os ingredientes. Acrescente a água quente, tampe a panela de pressão (cuidado). Deixei levantar fervura em fogo médio, quando pegar pressão abaixe o fogo e cozinhe por apenas 5 minutos. Desligue o fogo e deixe a panela repousar (sem tirar a pressão). Quando perder por conta própria a pressão, destampe e "ULALÁ" vai estar tudo prontinho, é fantástico "tchrumm".  Passe para um refratário, espalhe queijo parmesão ralado e a salsinha por cima e sirva acompanhado de um bom vinho. Bom apetite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário