Pesquisar neste blog sobre...

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Receita do Dia - Tomates Recheados com Linguiça e Ricota

Hummm esta é muito gostosa, adooooorrrrrooooooooo!!!

Ingredientes:
10 tomates tamanho médio.
300 g de linguiça pura defumada, não é calabresa, aquela de "vorta" que fica "pindurada" no armazém.
300 g de ricota fresca.
50 g de farinha de rosca.
50 g queijo parmesão ralado.
1 cebola pequena.
3 dentes de alho.
1 maço de salsinha fresca.
1 maço de cebolinha fresca.
Azeite de oliva para regar.
Sal, pimenta e orégano.

Se um tomate médio tiver em torno de 7cm de diâmetro, isto indica que o raio é 3,5cm, lógico. O raio é a metade do diâmentro. Mas se vamos rechear este tomate "oco", qual seria o volume de recheio necessário? Então, lembrando que o tomate tem a forma de uma esfera e que o volume da esfera é dado por V = 4/3.pi.r³ e que já sabemos o raio da esfera, considerando pi = 3,1416, calculamos aproximadamente  V = 4/3.3,1416.(3,5)³ = 179,60cm³ por tomate. Como são 10, o volume total de recheio é de 1796cm³. Logo, uma panela de 20cm de diâmetro com 10cm de altura resolve nosso problema? Vamos ver... Volume do cilindro é V = pi.r².h, fácil de lembrar V = área do círculo X altura do cilindro. Calculando... V = 3,1416.(10)².10 = 3141,6cm³, "dá e sobra". Não considerei a grossura da "carne" do tomate, que é a nossa diferencial dx, da casca até a polpa.

Preparo: Lave bem os tomates e corte a tampa com uma faca de ponta. Retire toda a polpa do tomate tomando o cuidado para não perfurar a casca. Tempere com sal, pimenta, orégano e regue o fundo com um pouco de azeite de oliva, reserve. Corte a cebola em pedaços pequenos, aqueça uma panela acrescente azeite de oliva e frite até começar a murchar. Esmague o alho, descasque e "pique" bem. Coloque na panela para fritar junto com a cebola até dourar. Retire a "tripa" que protege a linguiça desmanchando-a. Caso seja bem defumada, "pique" bem, acrescente na panela fritando bem. Desmanche com um garfo a ricota e acrescente na panela. Deixe fritar bem. Retire do fogo. Corte a salsinha e a cebolinha e acrescente na mistura. Recheie cada tomate, misture a farinha de rosca com o queijo  parmesão e coloque por cima de cada um formando uma tampa. Leve ao forno alto pré-aquecido a 250 ºC por uns 20 minutos ou até dourar e assar o tomate. Não deixe passar demais, senão na hora de servir o tomate desmonta. Acompanhamentos: arroz e uma salada a gosto. Sirva com uma boa cerveja, água, refrigerante ou suco.
Ah, não desperdiçe a polpa, bata no liquidificador com cebola, alho e sal e congele para  um molho futuro. Bom apetite!!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ai.. essa receita foi a melhor de todas.. adorei saber que o tamanho da panela dá e sobra, alem do qeu, deve ser deliciosa!
    Parabéns.

    ResponderExcluir