Pesquisar neste blog sobre...

terça-feira, 18 de maio de 2010

Ovo Frito é uma Arte!!!

O que seria do famoso e delicioso "Bife à Cavalo" ou com a imagem mostra um "Tutu à Mineira" para alguns e "Virado à Paulista" para outros, sem o famoso e caprichado OVO FRITO?

É, se vocês pensam que todo mundo sabe fritar um ovo, não é bem assim não. Fritar um ovo também é uma arte.
Como conseguir deixar a gema "mole" e não crua? Como deixar o ovo sequinho sem grudar na frigideira? Com óleo ou sem óleo? Com muitooooo óleo, ou com pouco óleo?

Bem, falarei da gema mole que é a mais preferida por todos. Existem várias técnicas dos cozinheiros para deixar a gema mole mas não crua, eu ou me atentar a uma "diet" e uma "oleosa". A diet é como eu gosto de fazer para eu e meu filho Murilo, vai lá...

Uma colher de chá de margarina ou manteiga na frigideira antiaderente, deixe derreter, quebre o ovo numa xícara (sempre, para saber o estado do ovo) e coloque-o no centro da frigideira, tempere a gosto, eu gosto de sal, pimenta e orégano. Deixe fritar até sentir que está degrudando, sem virar, quando achar que já está bom, pegue uma tampa de panela um pouco menor que a frigideira e que cubra o ovo e um fundo de xícara de água, derrame a água em torno do ovo e cubra com a tampa, a parte de cima vai cozinhar e formar uma proteção  na gema cozinhando, mas não deixe muito tempo senão cozinha demais a gema, só para fazer uma camada protetora, coloque no prato um pouco de arroz e acrecente o ovo por cima, quando furar a gema irá escorrer deliciosamente sobre o arroz.

A forma oleosa é a mais comum entre os cozinheiros, porque não precisa de frigideira antiaderente e pode ser feito em qualquer panela. Acrescente óleo até você achar que irá cobrir o ovo, deixe aquecer bem, quebre o ovo na xícara (não esqueça) tempere a gosto e depois de bem aquecido o óleo derrube na panela com cuidado, pois o óleo irá espirrar. Ele fritará rapidamente, por isso deixe a escumadeira em prontidão e um prato com guardanapo para escorrer a gordura.

Pronto, aí estão duas formas corretas de fritar um ovo com arte e carinho, aproveite!!

MOMENTO AMBIENTAL: Se você optar por fazer com óleo, não esqueça de NÃO JOGAR O ÓLEO NA PIA OU NO VASO SANITÁRIO, isto polui nossas águas, deixe-o esfriar e coloque-o num recipiente pet para coleta seletiva. [ ]s


Nenhum comentário:

Postar um comentário