Pesquisar neste blog sobre...

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Os "porquês" da Matemática - Parte II

Enqanto isso, na 5ª série...
- Professor por que na conta 3x = 6, o 3 "passa" dividindo?

Este "macete" entre outros são os mais famosos da matemática: "passar" somando, "passar" diminuindo, "passar" multiplicando, nada mais são do que um raciocínio lógico matemático que todos tem ver com "outros olhos" com os olhos de...



Isso mesmo, com os Olhos de Thundera, porque os alunos podem passar as coisas, mas também tem que saber o raciocío que o leva a passar, porque quando precisar deste recurso vai parar no exercício e... deu branco!

Na verdade, o famoso "passar" nada mais é do que você utilizar um recurso matemático em ambos os lados de uma sentença matemática, seja ela, equação ou inequação. Então no 3x = 6, o passar é dividir ambos os lados da equação por 3, isto é 3x/3 = 6/3, o que você faz de uma lado faz no outro, com isto você não altera o resultado. Seguindo... 3x/3 = 6/3 -> 1x = 6/3 -> x = 6/3, por isso dá se a impressão que o três passou dividindo. Você pode pensar "Ah isso é fácil!".
Mas este "passar" já me apresentou algumas falhas nos alunos, quer ver...
Tempos atrás dando aula numa turma da universidade um aluno usou o recurso de passar, observem:
-3x = 6 -> x= 2, então perguntei o que ele fez com o sinal negativo do três, ele me respondeu, "- Ué professor ele tá negativo e passou positivo!!!!!!!!!!!", com toda esta afirmação até pensei que eu tinha errado em perguntar, hehehehe. É mas isso acontece mesmo. E veja ele levou esta falha até o ensino superior.

No caso 3x - 2 = 4, todo mundo sabe que o dois tá negativo e passa positivo, mas o correto é ver o que realmente acontece, eu preciso tirar o -2 do 1º membro, como faço, somente somando 2 com isto o resultado dá zero, então, 3x - 2 + 2 = 4, só que o que eu faço de um lado devo obrigatóriamente fazer do outro, portanto, 3x - 2 + 2 = 4 + 2, resultando no 3x = 6. Se voê querido aluno começar a ver a matemática com os OLHOS DE THUNDERA tenho certeza que ela lhe será muito agradável! Ok, se ficou alguma dúvida, escreva!!! Ahhhh tomem cuidado com os MOONRÁSSSSSSS a matemática!!! [ ]s

Nenhum comentário:

Postar um comentário